Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2007

Testemunhos Reais...

A

Ana Carolina Reston Macan, de 21 anos, pesava apenas 40 quilos.


A família da modelo brasileira Ana Carolina, que morreu vítima de anorexia, espera que o seu caso sirva de exemplo para outros jovens. A agência que a representava garante que se preocupa com a saúde dos manequins.

Ana Carolina Reston Macan, de 21 anos, pesava apenas 40 quilos e morreu, na passada terça-feira, com uma infecção generalizada depois de ter passado 22 dias internada num hospital de São Paulo.

O caso da jovem, que sofria de anorexia nervosa, reavivou o debate sobre o emagrecimento exagerado de algumas modelos e um ideal de beleza que pode conduzir a desordens alimentares, especialmente em adolescentes.

"Por amor de Deus, cuidem dos vossos filhos e abram os olhos" para não os perderem, declarou a mãe da modelo, Miriam Reston, à estação de televisão brasileira Globo.

A mãe da jovem confessou que temia que a sua filha se irritasse com ela, se a obrigasse a comer, e assegurou que Ana Carolina era "tudo o que tinha na vida".

A família da modelo tentou que a jovem aceitasse ajuda médica mas ela não admitia estar doente, segundo uma prima.

Agência garante que se preocupa com a saúde

A agência que representava a manequim garante que os seus princípios se baseiam em manter a boa saúde dos seus profissionais e lamentou o sucedido. Referiu ainda que nunca deixou de prestar ajuda à modelo.

De acordo com estudos efectuados pela Universidade de São Paulo, a anorexia é um problema das jovens em geral e não específico das modelos.

"Desde 1997 que realizamos estudos com as modelos adolescentes e até agora não temos dados que nos permitam dizer que a anorexia é um problema típico destas jovens", afirmou Alexandra Magna Rodrigues, especialista em Nutrição e coordenadora do projecto Saúde Modelo, da Universidade de São Paulo.

Karen Carpenter, ao lado de seu irmão Richard, conquistou fãs em todo o mundo. Ela foi encontrada inconsciente na casa de seus pais e morreu no mesmo dia, no hospital, de ataque cardíaco. No mundo da moda, um dos primeiros casos foi o da modelo Kate Moss que, aos 26 anos, pesava 43 kg. Ela foi internada e provocou uma grande discussão sobre o tema.

No cenário internacional, outras estrelas sofreram as consequências desta doença.

Jane Fonda foi uma das foi uma das primeiras a assumir a doença publicamente. Nos anos 70, em uma palestra sobre desordem na educação alimentar, realizada em Los Angeles, ela declarou: “Meu nome é Jane Fonda, e eu tive anorexia e bulimia durante 25 anos de minha vida".

A princesa Diana também revelou que sofreu de anorexia e bulimia, nos tempos em que era casada com o Príncipe CHarles. Segundo ela, sua doença foi motivada pela depressão e solidão. A princesa Victoria, da Suécia, padeceu de anorexia em 1998.

Entre as estrelas, uma das que mais sofreram foi Sally Field. Ela ganhou fama nos anos 60, com a série de teve A Noviça Voadora. Ele começou a se tratar aos 20 anos e, após três anos, conseguiu derrotar a doença.

No Brasil, a actriz Deborah Evelyn parou de comer devido a uma paixão não correspondida que teve na adolescência. Na época, ela sentia-se gorda; chegou a pesar 36 quilos, aos 17 anos. Seu tratamento contra a doença durou três anos. Graças aos alertas de sua mãe, que estranhou o emagrecimento acelerado da filha, procurou um terapeuta e conseguiu vencer os distúrbios.

Matt Damon, um dos poucos homens a revelar que sofreu com a doença, perdeu quase 20 quilos, para representar um soldado viciado em heroína, no filme Coragem Sob Fogo. Após as filmagens, precisou se submeter a um sério tratamento. “Lembro de ver Lou Diamond Phillips e pensar: se eu tivesse esse corpo, não tiraria a camisa. Achava que ele era gordo!”, contou Damon, numa entrevista.


publicado por habitosalimentares às 09:33
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 2 seguidores

.pesquisar

 

.Abril 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Obesidade em Barcelos

. ...

. Obesidade choca

. A Obesidade MATA

. Vantagens e desvantagens ...

. sociedades modernas

. Testemunhos Reais...

. Obesidade em homens e mul...

. Obesidade no Mundo

. Distribuição anatómica da...

. Tipos de tratamentos da o...

. Consequências da obesidad...

. O que é a obesidade?

. OGM

. Os ortoréxicos só comem s...

. Ortorexia: de preocupação...

. Ortorexia: Preocupação ex...

. O que é a orterexia?

. Ortorexia

. Qual o melhor tratamento ...

. Consequências da bulimia....

. Tipos e causas da bulimia...

. Como é um bulímico?

. O que é a bulimia?

. O Fantasma da doença "Ano...

. O que é a Anorexia?

. Porque uma alimentação sa...

. O que é uma alimentação s...

. Alimentação Saudavél

.arquivos

SAPO Blogs

.subscrever feeds