Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2007

O Fantasma da doença "Anorexia"

  • Luís: de 40 a 25 quilos

anorexia As raparigas são as principais vítimas da anorexia, mas os rapazaes também não escapam à doença. Luís tinha apenas 12 anos quando principiou a cortar na alimentação, quase de uma semana para a outra. Começou por abandonar os fritos e o pão, refugiando-se nas saladas e nos grelhados. Por fim, quase só comia cenoura ralada e um pouco de peixe. Luís até nem era gordo. Com 12 anos, pesava cerca de 40 quilos e estava bem proporcionado para a altura. Era bom aluno, praticava basquetebol na escola e fazia bastante exercício. Somado à dieta, o esforço físico desenvolvido por Luís começou a fazer estragos.
Luís emagrecia a olhos vistos sem que os pais entendessem a origem do problema, pois o filho não lhes dava qualquer pista. Procuraram então o serviço de Doenças do Comportamento Alimentar do Hospital de Santa Maria, que lhe diagnosticou anorexia. Contudo, Luís opunha-se a ser internado. Só cedeu quando chegou aos 25 quilos e quase não conseguia andar. Devido à sua pouca idade e ao grau de subnutrição atingido, estava mesmo em perigo de vida. Permaneceu um mês e meio em Santa Maria, onde foi alimentado artificialmente, até ultrapassar a fase crítica. Veio depois a terapia psicológica, que se estendeu aos familiares mais próximos. Um apoio que a mãe de Luís considera fundamental, pois a anorexia é uma doença pouco falada e não se sabe como lidar com ela. Regressado a casa, o jovem sofreu uma ligeira recaída ao fim de um ano. Porém, actualmente, decorridos quatro anos, encontra-se aparentemente recuperado, embora continue a ser vigiado pelo médico.

A anorexia pode originar problemas cardíacos, renais, deterioriação do tecido muscular, perda de massa óssea (osteoporose), falta de menstruação (amenorreia) e apodrecimento de dentes. Quanto à bulimia, traduz-se em riscos de desequilíbrio dos fluídos corporais, feridas na garganta, dependência de laxantes, inchaço nas faces e infecções nas glândulas salivares, devido às substâncias trazidas com a indução do vómito. Existem em Portugal três serviços médicos especializados neste tipo de doenças. Em Lisboa, os doentes podem dirigir-se ao Hospital de Santa Maria, à consulta de Doenças do Comportamento Alimentar. Um serviço idêntico funciona no Porto, na consulta de Psiquiatria do Hospital de S. João, e em Coimbra, na consulta de Psiquiatria dos Hospitais da Universidade.

 


publicado por habitosalimentares às 08:50
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 2 seguidores

.pesquisar

 

.Abril 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Obesidade em Barcelos

. ...

. Obesidade choca

. A Obesidade MATA

. Vantagens e desvantagens ...

. sociedades modernas

. Testemunhos Reais...

. Obesidade em homens e mul...

. Obesidade no Mundo

. Distribuição anatómica da...

. Tipos de tratamentos da o...

. Consequências da obesidad...

. O que é a obesidade?

. OGM

. Os ortoréxicos só comem s...

. Ortorexia: de preocupação...

. Ortorexia: Preocupação ex...

. O que é a orterexia?

. Ortorexia

. Qual o melhor tratamento ...

. Consequências da bulimia....

. Tipos e causas da bulimia...

. Como é um bulímico?

. O que é a bulimia?

. O Fantasma da doença "Ano...

. O que é a Anorexia?

. Porque uma alimentação sa...

. O que é uma alimentação s...

. Alimentação Saudavél

.arquivos

SAPO Blogs

.subscrever feeds